O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO É PARA VOCÊ?
Flavia Rossi
7/24/20243 min ler


Se em algum momento da vida você contribuiu para a previdência social, seja para o INSS, seja no serviço público, seja no exterior, ou, se está iniciando a sua vida de trabalho, você pode se beneficiar do planejamento previdenciário.
Muitas pessoas se sentem inseguras em contribuir para o INSS. Ainda que você não acredite em aposentadoria, que imagine que o tempo que contribuiu é insuficiente, o planejamento previdenciário poderá lhe revelar algumas maneiras de aproveitar o que já contribuiu ou, de começar a contribuir com segurança.
Culturalmente, as pessoas procuravam orientações sobre previdência, quando estavam próximas da aposentadoria, quando já esperavam por filhos ou quando acontecia algum infortúnio como morte ou acidente.
Atualmente esse cenário tem mudado e cada vez mais cedo as pessoas estão interessadas em se organizar financeiramente para o futuro. Umas das maneiras é o planejamento previdenciário.
Mas afinal, o que significa planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário é, antes de tudo, uma tomada de decisão: decidir enxergar como está o seu patrimônio previdenciário simular hipóteses para atender à sua necessidade, seja na contribuição, seja na espécie e no valor de benefícios, no valor do investimento e em seu retorno, na manutenção da qualidade de segurado, no preenchimento dos requisitos para a obtenção dos benefícios, seja no preparo da documentação de prova.
Em linhas gerais, o planejamento previdenciário mapeia todo o histórico de trabalho e de contribuição da pessoa, para responder praticamente todas as dúvidas sobre a aposentadoria, em um estudo personalizado.
O estudo vai muito além de uma simples simulação de valores, pois analisa:
• Se os vínculos de emprego serão validados ou se haverá necessidade de prova;
• Quais os documentos necessários para se fazer uma prova de insalubridade, de período rural;
• averbação de tempo de serviço público ou privado;
• o tempo de contribuição atual;
• quais os possíveis cenários de aposentadoria;
• quais os valores de aposentadoria, de pensão ou benefícios por incapacidade;
• se há necessidade de retomada, aumento, diminuição, ou interrupção das contribuições;
• Se a documentação é suficiente para a prova, indicando o que é necessário;
Quem decide realizar um planejamento previdenciário decide se e quando aposentar-se, decide como obter os melhores benefícios e decide, principalmente como obter o melhor custo-benefício, organizando as contribuições, comparando inclusive com investimento em produto privado.
Além das aposentadorias, o planejamento previdenciário protege cônjuges, filhos menores de 21 anos ou maiores inválidos, entre outros dependentes pois permite que se prepare condições que permitam o recebimento de pensão por morte.
O planejamento previdenciário é um estudo complexo e completo e envolve, inclusive, estudo de alíquotas de recolhimento das contribuições, e, em parceria com escritórios de contabilidade, modelos empresariais ou alterações no contrato social podem ser solução para melhorar o custo-benefício.
Em um mundo cada vez mais globalizado, com diversidade de modelos de contrato de trabalho, quem presta serviço no exterior, por exemplo, pode se planejar, inclusive para ter aposentadoria em mais de um país.
Até mesmo quem não trabalha ou trabalha informalmente, pode aproveitar o planejamento previdenciário, valendo-se das contribuições facultativas para proteger o seu futuro.
O planejamento impacta toda família, evita surpresas na hora da aposentadoria ou pensão e ajuda na organização e planejamento financeiro para manter a qualidade de vida.
Recomenda-se que o planejamento previdenciário seja realizado advogado especialista em previdenciário, pois é o profissional que contem o melhor aparelhamento técnico para realizar o trabalho.
Como o próprio nome diz, o planejamento previdenciário, terá maior eficácia quando realizado com antecedência por ser capaz de melhorar consideravelmente o cenário de valores e evitar contribuições desnecessárias.
A decisão pelo planejamento previdenciário é atitude de responsabilidade perante si e os seus. Se você tem dúvidas sobre a sua aposentadoria, se pretende aposentar-se com melhores valores, evitando gastos desnecessários, o planejamento previdenciário é uma ferramenta que você precisa conhecer.