Saiba como é nosso atendimento previdenciário inicial

Jessica Savazzi

7/12/20242 min ler

A aposentadoria é um momento significativo na vida de todo trabalhador. Ela marca a transição do período de trabalho ativo para uma fase de merecido descanso e aproveitamento dos recolhimentos acumulados ao longo dos anos. Contar com a orientação de um profissional especialista faz toda a diferença na hora de buscar esse direito.

Você tem curiosidade sobre nosso procedimento para um atendimento inicial sobre benefícios previdenciários?

Nosso escritório é especializado em direito previdenciário, tanto no regime geral (INSS) quanto no regime próprio (órgãos públicos).

Nosso atendimento é personalizado e pode ser realizado de forma presencial ou por videochamada, sempre com horário agendado. Isso nos permite preparar previamente o atendimento, garantindo que o cliente receba toda a atenção, acolhimento e cuidado que consideramos fundamentais para a excelência dos nossos serviços.

Durante a consulta, realizamos uma entrevista para entender as necessidades do cliente. Apresentamos a contagem do tempo de contribuição, analisamos os cenários possíveis de sua situação previdenciária e fornecemos um parecer.

Com o estudo dos documentos e as informações obtidas durante a entrevista, traçamos estratégias para o requerimento do benefício previdenciário.

Quais documentos são necessários para o atendimento sobre aposentadoria?

Para o estudo prévio e para o atendimento, é necessário que o segurado nos envie os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com o nº do CPF (RG ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH);

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

  • Extrato de Contribuições: CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) - Este extrato pode ser obtido no site do Meu INSS ou em agências do INSS e mostra todo o histórico de contribuições do trabalhador.

DICA: Crie uma conta no portal Meu INSS para acompanhar suas contribuições e obter os extratos e certidões necessários.

Alguns documentos complementares podem ajudar a tornar o estudo inicial ainda mais completo, são eles:

  • Certidões de Tempo de Contribuição (CTC): comprovam os recolhimentos previdenciários dos servidores públicos efetivos para o Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos.

  • Declarações de Empregadores: emitidas por empregadores caso haja necessidade de comprovação adicional de tempo de serviço.

  • Laudos Médicos: necessários para benefícios por incapacidade para comprovar a condição de saúde.

  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP): emitido pelo empregador, esse documento reúne dados da vida funcional do trabalhador, com o objetivo específico de comprovar atividade profissional com exposição a agentes nocivos, para o reconhecimento de período especial/insalubre.

  • Documentos Rurais: para segurados que trabalharam na roça, é necessário comprovar atividade rural por meio de documentos como histórico escolar de escola rural, certidão de nascimento e/ou casamento que indique a profissão de lavrador ou trabalhador rural, entre outros.

  • Para pensão por morte: a certidão de óbito, além da certidão de nascimento e/ou casamento dos dependentes. No caso de união estável, há necessidade de provar ao INSS a dependência econômica entre o segurado (a) falecido (a), e o solicitante do benefício

Se você não tiver ou não souber como conseguir esses documentos, não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo nessa busca.